Lula apresenta projeto Primeiro Emprego

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 29 de junho de 2003 as 13:02, por: cdb

O programa Primeiro Emprego para a Juventude será lançado nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner. Jovens de 16 a 24 anos de baixa renda e baixa escolaridade serão os principais alvos do programa.

Para evitar uma corrida aos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, anunciou que a prioridade para a indicação será dos 250 mil jovens que já se inscreveram.

O Ministério do Trabalho e Emprego continuará direcionando seus esforços para a captação de vagas com as empresas.

Haverá uma política global de geração de empregos para o jovem, com a criação de um grupo interministerial para articular ações de governo relativas aos programas para a juventude.

Um sistema de monitoramento avaliará o impacto e os rumos do projeto, que contará com o apoio dos governadores, de ONGs e empresas. Será um sistema de apoio ao trabalho para a juventude com qualificação e aprendizado.

O programa Primeiro Emprego vai propor um conjunto de ações voltadas para a juventude com outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, empresas de todos os tipos, cooperativas e setores organizados da sociedade civil.

O ministro Jaques Wagner espera estimular a responsabilidade social das empresas privadas, de economia mista, estatais e, principalmente, das pequenas e médias empresas, no sentido de que firmem protocolo de intenções para uma ação de responsabilidade social. Muitas querem empregar o jovem até mesmo sem receber qualquer benefício.

O programa contemplará ainda o estágio nas empresas e manterá a atual lei do Jovem Aprendiz que determina cotas para a contratação. Será estimulado ainda o trabalho comunitário e o Serviço Civil Voluntário.

A banda Mirim do grupo Olodum abrirá a solenidade executando o Hino Nacional em ritmo de axé e forró. Jovens da ONG “Gente Estrela” foram convidados para assistir ao lançamento do projeto.

O “Gente Estrela” nasceu da iniciativa de um grupo organizado da sociedade civil que, convencido da importância do programa Primeiro Emprego, somou esforços e experiências para obter melhores oportunidades de trabalho.

Esse grupo de jovens faz parte do primeiro “Espaço da Juventude” a ser criado nos moldes do programa Primeiro Emprego. A proposta dos “Espaços da Juventude” é reunir os jovens para a troca de informações e experiências. O projeto faz parte de uma articulação entre o governo e a sociedade civil.

Mais de mil convites foram enviados para a solenidade. Governadores de estado, ministros, parlamentares e empresários estarão presentes. O evento será realizado no salão nobre do Palácio do Planalto.