Lula anuncia projeto de microcrédito para população de baixa renda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 12:57, por: cdb

O governo começa a trabalhar com o conceito de “reforma creditícia”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira um pacote de medidas na área econômica que contempla a população de baixa renda que não possui sequer conta bancária, denominado Plano Nacional de Microcrédito.

A idéia do presidente Lula é que o crédito aos trabalhadores informais comece pela abertura de contas para cerca de 25 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso aos bancos.

Os bancos oficiais, como Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil, que já anteciparam programas especiais para população de baixa renda, são os pioneiros. Mas é objetivo do governo conquistar os privados.

A Caixa Econômica Federal já antecipou a abertura de novas linhas de crédito a juros mais baixos para os clientes de baixa renda, beneficiando pessoas que movimentam até R$ 3.000 por mês e aqueles com depósitos na caderneta de poupança de até R$ 100.

Além disso, o Banco do Brasil vai criar o Banco Popular do Brasil.

Entre os anúncios feitos nesta quarta-feira pelo presidente está também a flexibilização das regras para a criação de cooperativas de crédito.