Lula agenda encontro com líderes europeus

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de setembro de 2001 as 17:52, por: cdb

O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, e o primeiro-ministro, António Guterres, vão receber em Lisboa, nos dias 05 e 06 de outubro, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Luís Inácio Lula da Silva. A informação partiu de Marta Suplicy, prefeita de São Paulo, após ter sido recebida em audiência por António Guterres, num hotel de São Paulo.

Segundo Marta Suplicy, a visita de Lula ocorrerá logo após sua viagem a Paris, onde se encontrará com o primeiro-ministro francês, Lionel Jospin. O favoritismo de Lula na disputa presidencial é confirmado em pesquisas publicadas nesta quarta-feira por jornais brasileiros, que dão ao líder histórico do PT uma vantagem de mais de 15 pontos percentuais em relação aos outros candidatos.

Fugindo a um tipo de discurso esquerdista, que caracterizou o PT em anos anteriores, a prefeita de São Paulo fez questão de afirmar que, “se Lula for eleito, a garantia ao capital estrangeiro, sobretudo ao português, é total”.

“Da nossa parte, não há mais repúdio ao investimento estrangeiro. Protestamos contra a especulação financeira e contra um mundo desregulado”, justificou. Na conversa com António Guterres, Marta Suplicy mostrou interesse em reativar as relações entre Lisboa e São Paulo, segundo ela, “mortas há décadas”.

“Estou interessada no programa social da prefeitura de Lisboa, que se prepara para demolir a última favela”, acrescentou.