Lucro da Toyota bate novo recorde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de fevereiro de 2007 as 12:51, por: cdb

 A Toyota divulgou nesta terça-feira um aumento de quase 20% em seu lucro trimestral, puxado por vendas elevadas na América do Norte e Europa, e manteve inalterada suas projeções para o sétimo ano consecutivo de resultado recorde. O lucro operacional no trimestre de outubro a dezembro da montadora mais valorizada do mundo subiu 19,2 %, para 574,79 bilhões de ienes (4,78 bilhões de dólares), influenciado por um iene mais fraco. O resultado superou previsões de analistas, que em média esperavam lucro de 559,2 bilhões de ienes.

O lucro líquido subiu 7,3%, para 426,77 bilhões de ienes, bem acima das expectativas do mercado de 375,5 bilhões de ienes e maior que o resultado de 397,6 bilhões de ienes registrado no mesmo período do ano anterior.

A Toyota, avaliada em 230 bilhões de dólares e a caminho de se tornar a maior montadora do mundo em volume ainda este ano, manteve sua previsão de desempenho de lucro operacional de 2,2 trilhões de ienes e de lucro líquido de 1,55 trilhão de ienes.

A montadora japonesa está superando rivais antigos no Japão e no exterior, conseguindo vendas maiores por ter uma reputação de carros com consumo de combustível mais eficiente e apoiada por uma linha de produtos renovada.

As ações da Toyota dispararam 24% entre outubro e dezembro, superando o ganho de 17% do índice que reúne ações do setor de transportes . As ações da Honda se valorizaram em 18,4 % no período.