Luciano Ducci destaca parcerias com Governo do Estado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 13:56, por: cdb

O prefeito Luciano Ducci participou nesta quarta-feira (25) da reabertura do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, que foi revitalizada. Luciano Ducci ressaltou a importância da ocasião para a história do Paraná e a continuidade das parcerias entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O governador Beto Richa abriu a solenidade no Centro Cívico.

“Os curitibanos estavam ansiosos por esse momento”, disse o prefeito. “Este é um espaço democrático de toda a população e onde daremos continuidade às parcerias que têm melhorado a vida dos curitibanos e dos paranaenses”, afirmou, ao lado da presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci.
 

O governador Beto Richa destacou o avanço de Curitiba na erradicação da pobreza. Nos últimos seis anos, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cidade reduziu a pobreza em 60%. “Temos que comemorar, pois uma administração não se justifica se não diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.
 

Richa também afirmou que pediu a realização de uma cerimônia sem pompas para marcar a reabertura do Palácio Iguaçu. “A inauguração com festividades aconteceu há dois anos e a única coisa que pedi para hoje é que eu pudesse entrar no Palácio com simplicidade e com economia para os cofres públicos”, disse.
 

“É uma alegria reabrir o Palácio para todos os paranaenses na condição de governador. Eu me lembro com emoção das vezes que estive aqui ainda criança ao lado do meu pai, José Richa”.
 

Depois da solenidade, o governador Beto Richa assinou o primeiro ato no Palácio Iguaçu, o decreto para a nomeação de 9.516 professores concursados para as escolas públicas estaduais.
 

Convidados – Deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais e prefeitos de municípios do interior do Estado acompanharam a abertura. Com a conclusão das obras serão instalados no prédio os gabinetes do governador e do vice-governador, Flávio Arns, a Casa Civil, a Casa Militar e parte da Secretaria de Comunicação Social.
 

O Palácio Iguaçu foi construído durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955) e inaugurado pelo então presidente João Café Filho, no dia 19 de dezembro de 1954, nas comemorações do primeiro centenário da emancipação política do Paraná.

 Caetano Munhoz da Rocha Neto, filho de Bento Munhoz da Rocha Neto, acompanhou a solenidade ao lado da esposa, Gilda. “É sempre uma emoção voltar a este lugar, símbolo da democracia”, disse Caetano. O ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua, um dos engenheiros que trabalhou na construção do prédio, também participou.

Obras – As obras de recuperação do Palácio Iguaçu foram realizadas em duas etapas, a primeira no governo passado, com aporte de R$ 23 milhões, para reformas e revitalização dos salões e peças artísticas. Na segunda etapa, promovida pela atual gestão, foram investidos mais R$ 9 milhões em obras de acabamento.

Em 2011, foram executados serviços de alvenaria, instalação da rede elétrica e hidráulica, além da colocação de divisórias e lustres. Na parte externa do edifício foram recuperados os acessos viários, o estacionamento e a jardinagem. Por fim, o governo estadual mobiliou todas as salas e departamentos do Palácio Iguaçu, com mesas, cadeiras e computadores.