Livro mostra a ciência por trás dos produtos que você adora consumir

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007 as 16:11, por: cdb

Como escolher o filtro solar adequado à sua pele? O Viagra traz algum risco para a saúde? E os cremes anti-rugas? Realmente cumprem o que está prometido nos rótulos? No livro “Vaidade, Vitalidade, Virilidade” do premiado químico inglês John Emsley responde a essas e a muitas outras questões, ao revelar os benefícios e malefícios de cerca de 30 substâncias químicas com as quais lidamos todos os dias.

Batons, gorduras saturadas, vitamina C e fraldas descartáveis fazem parte da variada lista de produtos e temas que Emsley analisa na obra que pode ser consultado por tópicos ou lido do início ao fim. Em um prosa livre de jargões técnicos, o autor debate a idéia, bastante difundida pela mídia, de que os produtos da indústria química fazem mal, enquanto os recursos da natureza seriam bons em si mesmos. Com isso, desmistifica certos preconceitos, ao mesmo tempo em que faz deste livro um guia útil e de fácil compreensão para os leitores curiosos e todos os interessados no tema.

Segundo o jornal Financial Times, “Emsley conhece a química do cotidiano como um pastor conhece o seu rebanho… Da depressão à limpeza do banheiro, do mal de Alzheimer ao chiclete de bola, ele discute os compostos químicos que entram na fórmula de produtos e medicamentos com que lidamos diariamente – e mostra como, por que e se eles funcionam”.

Jonh Emsley foi professor de química na Universidade de Londres antes de se tornar autor de livros de divulgação científica. Em 1995 recebeu o prêmio Livro de Ciência por Guia dos bens de consumo químicos. E, em 2003, foi agraciado com o prêmio dos Escritores da Sociedade de Química da Alemanha.

R$ 48,00