Liverpool será capital cultural da Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de junho de 2003 as 14:51, por: cdb

Liverpool, a cidade portuária que gerou os Beatles, foi nomeada a Capital Européia da Cultura para o ano de 2008.

A secretária da Cultura, Tessa Jowell, disse em entrevista à imprensa nesta quarta-feira que a cidade derrotou as rivais Birmingham, Bristol, Cardiff, Newcastle-Gateshead e Oxford.

Os liverpudianos acreditam que a escolha poderá gerar 14 mil novos empregos e 200 milhões de libras em turismo até 2008.

“Foi uma decisão muito difícil”, disse o presidente da comissão julgadora, Jeremy Isaacs, ex-presidente da emissora de TV Channel Four.

– Liverpool está bonita, é agradável visitar a cidade e será um ano excelente.

A cidade, que já foi no passado um dos maiores portos do mundo, foi gravemente afetada pelo declínio industrial do pós-guerra. Agora, as docas às margens do rio Mersey foram restauradas e transformadas em centros culturais, lojas e conjuntos residenciais.

As autoridades municipais esperam receber cerca de 1,7 milhão de visitantes antes de 2008, estimulando a recuperação da área.

– Espero que Liverpool seja a melhor capital de cultura que a Europa já teve – disse Bob Scott, executivo-chefe da campanha vencedora.

Cada Estado-membro da União Européia assume o posto de capital da Cultura a cada ano. A Grã-Bretanha já havia abrigado a capital em 1990, com Glasgow, que teve uma ótima alta no turismo e nos empregos na ocasião.

Florença, Berlim, Amsterdã e Paris já foram escolhidas como capitais anteriormente.