Linha Ouro Preto-Vitória vai evitar apagões no Espírito Santo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 12:15, por: cdb

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, anunciou um pacote antiapagão em Vitória (ES), o qual prevê mais investimentos para Furnas Centrais Elétricas. Além de confirmar o início de operações em março da esperada linha de transmissão Ouro Preto-Vitória (345 Kv), a ministra deverá antecipar para menos de um ano a construção da subestação de Areinhas, em Viana, Grande Vitória.

O Espírito Santo já foi atingido por dois blecautes em 2005. O pacote deverá incluir ainda a licitação de uma usina termelétrica para a região da Grande Vitória, o que atenderá a uma antiga reivindicação do governador Paulo Hartung.

Licitada pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2001, a linha Ouro Preto-Vitória só começou a ser construída no ano passado. O projeto só foi incorporado ao portfólio de Furnas depois que nenhuma empresa privada demonstrou interesse. Com implantação originalmente prevista para 24 meses, o projeto contribuirá para aumentar a confiabilidade do subsistema do Espírito Santo-Rio de Janeiro.