Ligações de celular via satélite podem ter preço reduzido

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de setembro de 2001 as 18:27, por: cdb

As chamadas feitas de telefones celulares via satélite poderão ficar mais baratas. A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – está permitindo que as ligações originadas de aparelhos de telefonia celular por satélite dentro do Brasil para qualquer telefone (fixo ou móvel) também no Brasil sejam consideradas chamadas interurbanas e não mais classificadas como telefonemas internacionais.

Com essa mudança, as operadoras de telefonia celular via satélite, como a Globalstar (a única operando no Brasil), poderão reduzir muito seus custos de interconexão com as redes de telefonia fixa, repassando os ganhos para os assinantes na forma de preços mais baratos. Mas as ligações originadas de telefones fixos ou móveis para telefones via satélite continuarão sendo consideradas ligações internacionais.

De acordo com a agência reguladora, em praticamente todos os países do mundo, esse tipo de ligação é considerado internacional, independente da origem e do destino da ligação. Atualmente, além da Globalstar, outras duas candidatas a operadoras de telefonia celular via satélite, a Orbicom e a Inmarsat já pediram autorização para operar o Serviço Móvel Global por Satélite no Brasil.