Liga Árabe discute plano de paz após Palestina receber o status de Estado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de novembro de 2012 as 09:56, por: cdb
A Liga Árabe discute, em Doha, no Catar, um plano de paz entre palestinos e israelenses

A Liga Árabe (formada por 22 países) discute nesta sexta-feira, em Doha, no Catar, um plano de paz entre palestinos e israelenses. A discussão ocorre após a aprovação na Assembleia Geral das Nações Unidas da concessão do status de Estado observador para a Palestina. A reunião foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Catar, Hamad Bin Jassim Bin Jaber Al Thani.

Para o chanceler Al Thani, as negociações em curso devem ser substituídas por “uma alternativa mais forte”. Mas ele não mencionou qual é essa alternativa. Segundo ele, o chamado Quarteto (Estados Unidos, Rússia, China e União Europeia) “falhou no seu papel de mediador no processo”.

Durante a reunião os chanceleres discutiram também sobre a possibilidade de os Estados Unidos suspenderem repasses para os palestinos como retaliação à aprovação da resolução da ONU. Autoridades norte-americanas sinalizaram que podem suspender os repasses e os árabes prometem recorrer ao Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Na semana passada, israelenses e integrantes do Hamas, movimento de resistência islâmica que ocupa parte da Faixa de Gaza, entraram em confrontos com bombas e mísseis. Mais de 160 pessoas morreram em oito dias de embates.

Comments are closed.