Líder das Farc cumprimenta Lula em carta aberta

Arquivado em:
Publicado Quinta, 23 de Novembro de 2006 às 08:49, por: CdB

Um dos principais líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes enviou uma carta de cumprimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua recente reeleição, e lhe ofereceu uma política de boa vizinhança. "Manifestamos-lhe a disposição de nos manter junto a nossa política de Fronteiras, fazendo da boa vizinhança a razão para respeitar sua soberania territorial e, da fronteira de 1.645 quilômetros, um lugar de pacífica convivência entre os dois povos", disse Reyes em carta aberta a Lula, divulgada nesta quinta-feira.

"O povo brasileiro disse: quero continuar avançando pelo caminho que iniciamos em 2002. Esse mesmo percurso é o que estão recorrendo seus povos irmãos da América Latina e o Caribe", acrescentou Reyes.

"O mundo é testemunha de que o povo brasileiro fez das urnas eletrônicas o sacrário de sua disposição soberana, pois transformou a reeleição do presidente Lula em uma lição de soberania popular", diz a carta, publicada no site das Farc.

Reyes acredita que com a vitória de Lula, "tenta-se deixar para trás estruturas caducas e decrépitas, e avançar para o que com toda razão podemos chamar de A Segunda e Definitiva Independência!".

"Queremos contar com o apoio do governo e do povo do Brasil, assim como dos demais países vizinhos, pois como nos ensinou Simón Bolívar, unidos seremos invencíveis. Nesse mesmo sentido sabemos também da disposição de outros governos amigos", acrescentou Reyes em sua carta.

Sobre a atual situação na Colômbia, o líder guerrilheiro disse que "não existe disposição política nem gestos concretos nos governantes de turno que deixem entrever a possibilidade de alcançar tanto a troca de prisioneiros, como o reinício dos diálogos que caminhem para uma paz estável e duradoura".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo