Lentidão da Turquia para abrir seu espaço aéreo deixam EUA furiosos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de março de 2003 as 14:19, por: cdb

Os Estados Unidos estão “furiosos” com a demora da Turquia para liberar seu espaço aéreo para os aviões americanos, e o secretário de Estado Colin Powell falará “nas próximas horas” com os líderes turcos sobre o tema.

“Espero falar com os líderes turcos nas próximas horas”, disse Powell, que espera abrir o caminho para a Turquia liberar a passagem de aviões americanos para o conflito no Iraque.

“Todos aqui agora estão furiosos com a Turquia”, que até agora não cumpriu sua promessa de abrir seu espaço aéreo, declarou um alto funcionário do departamento de Estado, que pediu o anonimato.

Este responsável denunciou “a obstrução” praticada por Ancara, acrescentando que “precisamos muito dessas autorizações de sobrevôo para enviar nossos homens ao norte do Iraque”.

O espaço aéreo turco continuava fechado aos aviões americanos esta sexta-feira, apesar da autorização do parlamento, como sinal das tensões nas relações entre Washington e Ancara devido aos projetos de mobilização militar turco no orte do Iraque.

O ministério Relações Exteriores turco afirmou esta sexta-feira que as negociações continuam sobre as modalidades de uso do espaço aéreo.