Lei cria programa de aperfeiçoamento para policiais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 08:30, por: cdb

Wagner Montes é o responsável pelo projeto de lei

Os policiais civis e militares ganharam um novo programa de qualificação. A lei 6.185/12 cria o “Programa de Formação e Aperfeiçoamento Periódico dos Profissionais de Segurança Pública do Estado Rio de Janeiro”. O texto que deu origem à nova lei havia sido vetado pelo Executivo, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares no último dia 20.

O deputado Wagner Montes (PSD), autor da nova norma, explica que o programa busca complementar a formação dos policiais, “aumentando sua qualificação”. “Nossos policiais trabalham em constante estado de pressão. O treinamento proporcionará uma qualificação técnica e teórica necessárias à tomada de decisões”, avalia Wagner Montes.

De acordo com a proposição, a etapa de formação terá como conteúdo teórico, entre outros, os Direitos Humanos e sua legislação especifica, a gradação do uso de força da arma de fogo e os tipos de munição. A formação prática incluirá negociação e gerenciamento de crises, mediação de conflitos, montagem e desmontagem de armas, manejo, treino e fundamentos do tiro. No aperfeiçoamento, o conteúdo teórico abrange tiro defensivo e regras de segurança e conduta, entre outras noções. Já o conteúdo prático tratará da identificação das posições de tiro, uso de fuzil, técnicas de inspeção da arma, entre outros.