Landis se defende de acusações de dirigente da Wada

Arquivado em:
Publicado Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 08:13, por: CdB

O ciclista norte-americano Floyd Landis divulgou nesta terça-feira uma carta pública se defendendo de críticas feitas por Dick Pound, chefe da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). Nesta segunda-feira, o dirigente falou sobre o envolvimento do atleta com substâncias proibidas durante a Volta da França do ano passado, em entrevista para o New York Times.

Na carta de Landis ele diz que os comentários de Pound são difamatórios e absurdos, o acusando de culpá-lo, mesmo que o ciclista ainda esteja com seu pedido de apelação sendo analisado pelos órgãos competentes. Landis foi suspenso por ter sido flagrado no exame antidoping na prova francesa.

- Os recentes comentários difamatórios e absurdos do senhor Dick Pound - em meio a um processo onde os maiores padrões éticos deveriam ter apoio e uma solução justa e correta - deram destaque a problemas dramáticos e sistemáticos com a coerção e sentença global antidoping - dizia parte da carta do atleta.

Landis continua o discurso dizendo que sua família já foi injustamente penalizada, que a Volta da França tem sido desnecessariamente corrompida por um laboratório incompetente da Agência Mundial Antidoping, e os ciclistas, torcedores e patrocinadores também foram machucados pelas agências antidoping que rotineiramente ignoram suas próprias regras de justiça e ética.

O ciclista dos Estados Unidos venceu a Volta da França em julho passado devido, principalmente, ao seu enorme desempenho no estágio 17 da corrida. Ele testou positivo para substâncias proibidas após essa etapa, no entanto, e foi suspenso de corridas desde então. Landis continua a apelar contra a medida.

Na entrevista concedida ao jornal norte-americano, Pound deixou claro que ele sente que os esforços de Landis no estágio 17 da Volta da França não eram legítimos.

- É uma grande história. Maravilhosa. Mas, se parece muito bom para ser verdade, provavelmete é - disse o dirigente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo