Lançamento do CD com enredos das escolas de samba inicia contagem regressiva para desfile na Liberdade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 06:32, por: cdb

Publicada em 02/03/2012 – Atualizado em 02/03/2012 09h24m

Lançamento do CD com enredos das escolas de samba inicia contagem regressiva para desfile na Liberdade

O ato de lançamento do CD com os sambas enredos das escolas de samba de Santa Maria, realizado no início da noite de quinta-feira (21º), no Salão Nobre do Edifício João Fontoura Borges (SUCV), deu início à contagem regressiva para o Carnaval de Rua de 2012. A programação com os desfiles de blocos e agremiações na Avenida Liberdade será nos dias 16, 17 e 18 de março.

No mesmo ato, que contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Município da Cultura, Iara Druzian, vereadores, presidente da Associação das Escolas de Samba de Santa Maria, Romeu Nascimento, Corte do Carnaval 2012, carnavalescos e imprensa, também foi entregue um livreto contendo todas as informações relativas ao Carnaval de Santa Maria, com os sambas enredos das escolas, ordem do desfile, regulamento e programação. Em sua manifestação o prefeito Schirmer salientou a importância da cidade ter o seu Carnaval de rua com a participação das escolas de samba.

“O Carnaval é uma festa popular e Santa Maria merece uma festa à altura das expectativas dos santa-marienses. Quero parabenizar o trabalho realizado pela Comissão Executiva liderada pela secretária Iara Druzian, com a certeza de que a nossa festa ganhará uma nova dimensão. Vamos transformar o Carnaval de Santa Maria num evento regional, atraindo visitantes de outros municípios, promovendo a imagem da cidade com um calendário alternativo para as folias de Momo”, disse o chefe do Executivo.

A secretária Iara Druzian fez questão de agradecer o apoio das escolas de samba para que Santa Maria tenha o seu Carnaval de Rua. Iara salientou o empenho de todos na elaboração da programação. “Levamos a festa para os bairros da cidade com o apoio das escolas de samba e estamos trabalhando para que tenhamos um Carnaval que eleve o nome do município. Por isso, estamos lançando o CD com os sambas enredos das escolas de samba. Foi um pedido do prefeito Schirmer para que possamos divulgar ainda mais o nosso Carnaval”, afirmou a secretária.

Já o presidente o presidente da Associação das Escolas de Samba de Santa Maria disse que as entidades carnavalescas estão na contagem regressiva para o desfile na Avenida Liberdade. “As agremiações estão ultimando os preparativos e o lançamento do CD com os sambas enredos ajuda a criar um cenário de grande expectativa quanto ao desfile. Será uma contribuição muito grande, pois o público poderá conhecer as composições e cantar junto com as escolas durante a passagem pela Avenida Liberdade”, disse Romeu Nascimento.

O Rei Momo Jaime Flores também falou sobre a importância de divulgar o Carnaval de Santa Maria. “Está sendo criado um cenário que gera uma expectativa maior sobre o que as escolas irão apresentar durante o desfile e isso é salutar. Com a divulgação dos sambas enredos se espera que o público se identifique ainda mais com a sua escola preferida e cante junto na avenida. Vai ser muito bonito”, finalizou o Rei Momo.

Carnaval de Bairros
Dando continuidade à programação do Carnaval 2012 nesta sexta-feira (2), às 20h, na quadra da Escola de Samba Barão do Itararé, ocorre mais uma edição do Carnaval de Bairros. A festa terá a participação da Corte do Carnaval 2012 e animação da bateria da escola de samba anfitriã. A Comissão Executiva do Carnaval também divulgou as datas de realização do Carnaval de Bairros na Tancredo Neves e Bairro Dores. Ambos os eventos foram cancelados devido ao mau tempo. A festa na Cohab Tancredo Neves ocorre segunda-feira (5), na quadra da Escola de Samba Trevo de Ouro. No Bairro Dores o evento será na terça-feira (6), na quadra da Escola de Samba Mocidade das Dores.

Concurso de blocos
Bloco Carnavalesco é um termo usado para definir as manifestações carnavalescas populares sendo, geralmente, usado para designar, de modo genérico, diversos tipos de agremiações de Carnaval. Em geral, o termo designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, trajando uma mesma fantasia ou seguindo modelo de escola de samba. Para valorizar este tipo de manifestação, neste ano, o Carnaval de Rua de Santa Maria terá o Concurso de Blocos, que será realizado no dia 16 de março, primeiro dia de desfile na Avenida Liberdade.

O concurso, que terá início às 19h30, irá premiar o Melhor Bloco de Santa Maria com R$ 1 mil reais. Entre os critérios estão a empolgação, fantasias, alegorias, coreografias e samba. As inscrições estão abertas até o dia 5 de março, próxima segunda-feira, na sede da Secretaria de Cultura, no Largo da Viação Férrea. A ordem dos desfiles na Avenida será definida por sorteio no dia 6 de março, também na secretaria. (Confira abaixo o regulamento)

Programação do Carnaval
01/02: Carnaval de Bairros: Unidos do Itaimbé.
02/02: Carnaval de Bairros: Vila Brasil.
08/02: Coquetel das Rainhas: Sede Campestre do Clube Dores.
09/02: Lançamento Carnaval: Ginásio B do Centro Desportivo Municipal (CDM).
10/02: Concurso Rainha do Carnaval de Santa Maria: Ginásio B do CDM.
15/02: Festival de Músicas Carnavalescas: Ginásio B do CDM.
23/02: Carnaval de Bairros: Imperatriz Academia do Samba – Nova Santa Marta.
02/03: Carnaval de Bairros: Barão do Itararé- Avenida Assis Brasil, 511.
05/03: Carnaval de Bairros – Trevo de Ouro – Tancredo Neves.
06/03: Carnaval de Bairros – Mocidade das Dores – Bairro Dores.
07/03: Carnaval de Bairros: Império da Zona Norte- Ao lado do Ginásio Guarany Atlântico- Bairro Salgado Filho.
08/03: Carnaval de Bairros: Unidos de Camobi- Rua João Machado Soares, nº 2777- Antiga Subprefeitura
* Todos os eventos acima iniciam às 21h;

Avenida Liberdade
16/03: Abertura do Carnaval de Rua, com concurso de blocos.
17/03: Desfile das Escolas de Samba.
18/03: Desfile das Campeãs.
*Desfiles, realizados na Avenida Liberdade, iniciam às 20h.

Texto: Fabricio Minussi
Fotos: João Alves