LabOcean será inaugurado na próxima segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 15:07, por: cdb

O maior tanque de ensaios oceânicos da América Latina, batizado como LabOcean, será inaugurado na segunda-feira, no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão.

O empreendimento, gerenciado por um dos mais tradicionais centros de excelência universitária do estado, a COPPE/UFRJ, foi construído com investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), recursos oriundos dos royalties do petróleo (CT-PETRO), e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, este projeto colocará o Brasil na vanguarda internacional em termos de exploração de seus recursos marítimos e consolidará o Rio de Janeiro não somente como o principal centro de construção naval da América Latina, mas, principalmente, como a nova capital internacional da tecnologia naval e off-shore.

O tanque, que consome cerca de 23 milhões de litros de água, terá 15 metros de profundidade média, 25 metros na parte mais profunda, com dimensões de 40 metros de comprimento e 30 metros de largura. O tanque será equipado com geradores de ondas, de ventos e, no futuro, de correntezas, capazes de reproduzir as condições encontradas em águas profundas.

Os ensaios poderão identificar fenômenos oceânicos não previstos pelas companhias, fazer simulações de operações submarinas, além de facilitar a visualização do comportamento do petróleo no mar.