Kuwait diz que tropas já ingressaram em zona desmilitarizada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de março de 2003 as 10:05, por: cdb

Tropas americanas e britânicas já teriam ingressado na zona desmilitarizada entre o Iraque e o Kuwait, de acordo com informações de autoridades do Kuwait.

A agência de notícias Reuters cita fontes dos serviços de segurança do país que dizem que os soldados entraram na zona desmilitarizada às 11 da manhã, horário local (5 da manhã em Brasília).

No entanto, segundo correspondentes da BBC no Golfo, autoridades dos Estados Unidos negaram a informação e disseram que suas tropas continuam em território kuwaitiano.

Já um porta-voz britânico afirmou apenas que os soldados assumiram “posições avançadas de combate”.

Antes do prazo

A zona desmilitarizada ocupa uma região de 5 km no interior do Kuwait e 10 km dentro do Iraque.

Os monitores da ONU que fiscalizavam a região a abandonaram na segunda-feira.

Militares americanos não descartam a possibilidade de iniciar um ataque contra o Iraque antes do fim do prazo de 48 horas dado pelo presidente George W. Bush para Saddam Hussein deixar o país.

Eles afirmam que a Casa Branca não se sente obrigada a esperar até às 22 h (horário de Brasília) desta quarta-feira – hora marcada para o fim do prazo, segundo o ultimato – para começar a ofensiva, já que Saddam já deixou claro que não pretende deixar o país.

A força da coalizão reúne tropas ou ajuda de 30 países, além de outros 15 que – segundo o departamento de Estado americano – estariam dispostos a oferecer apoio na forma de autorização de uso do espaço aéreo nacional, apesar de não quererem se manifestar publicamente a favor do ataque.