Kofi Annan chega ao Equador para visita de quatro dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 23:18, por: cdb

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chegou nesta sexta-feira ao porto de Guayaquil para uma visita de quatro dias ao Equador, onde discutirá desenvolvimento social, dívida externa e programas de cooperação. Annan desembarcou no aeroporto Simón Bolivar de Guayaquil por volta das 18h (21h de Brasília), procedente do Chile, onde na quarta-feira iniciou um giro pela América do Sul, que inclui Peru e Bolívia. O embarque para Lima está marcado para o dia 11 de novembro.

O representante das Nações Unidas foi recebido por Francisco Pesántez, da chancelaria, com honras militares. Annan, o primeiro secretário da ONU a visitar o Equador, está acompanhado de sua mulher e não deu declarações quando chegou.

O governo equatoriano informou que vai analisar com o secretário questões relacionadas à dívida externa e suas conseqüências para os países em desenvolvimento, a Declaração do Milênio e as metas da ONU para o desenvolvimento no novo século, além das políticas de investimento social e os programas de cooperação.

O enviado deve ainda se reunir com a Comissão de Transparência, criada pelo governo do Equador para investigar uma suspeita de venda de armas dos arsenais equatorianos à Colômbia. Annan realizará neste fim de semana uma viagem particular às ilhas Galápagos e, na segunda-feira, se encontrará com o presidente Lucio Gutiérrez em Quito.

Na capital, o secretário também visitará um museu de arte moderna, participará de uma sessão do Parlamento e inaugurará a nova sede da ONU na cidade.