Juventude da CTB prepara 2º encontro paulista para dezembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 08:29, por: cdb

A Secretaria Nacional da Juventude da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou uma reunião com representantes da juventude trabalhadora dos metroviários, bancários, construção civil, dos correios, professores e professoras da rede pública e privada, servidores municipais e petroleiros, na sede da CTB São Paulo. No dia 15 de dezembro ocorre o próximo encontro, durante o 2º Encontro Paulista da Juventude da CTB.

A reunião aconteceu no sábado (24) e foi coordenada pelo secretário da Juventude da CTB, Paulo Vinicius. Na pauta, o debate sobre a situação da juventude trabalhadora em São Paulo, o potencial de mobilização juvenil nas categorias, e a necessidade de fortalecer o Coletivo Estadual e a sua relação com os sindicatos da CTB no Estado.

As lideranças ainda discutiram a organização para o 2º Encontro Paulista da Juventude da CTB, que será realizado no dia 15 de dezembro. Pois nesse evento será instaurada a Comissão Organizadora, que definirá data e agenda para o 2º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da CTB, que será realizado no primeiro semestre de 2013

A Juventude paulista da CTB em debate

Durante a reunião ainda foi reforçada a importância de conferir peso no trabalho de juventude à importante representação da Juventude Rural no estado, em que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP) é filiada à CTB. “A importância política e econômica de São Paulo, a presença em categorias-chave e o fato de a capital paulista ser palco de importantes atividades da luta do povo exigem um trabalho contínuo e organizado que dê conta do espaço político conquistado pela juventude da CTB”, argumentou o secretário, Paulo Vinicius.

E para atingir os desafios que se fazem presente, será preciso o máximo de categorias da CTB presentes no encontro estadual de dezembro, para aprofundar os temas e definir uma agenda em São Paulo, que antecederá o grande encontro estadual de 2013. “A realização dos congressos estaduais e nacional da CTB em 2013 também desafia a juventude a se fazer presente nos fóruns da Central, com suas opiniões e representatividade. Essa participação é fundamental, em especial pela importância da juventude nas categorias num contexto de bônus demográfico (a juventude é maioria da População Economicamente Ativa) e de formalização do trabalho”, comentou, Adroaldo Negreiros, Secretário de Juventude da CTB-SP.

Já David Chakrian, Metroviário e do Coletivo Nacional da Juventude pondera que diante da crise capitalista, no entanto, a juventude vive também uma realidade de superexploração, flexibilização produtiva e degradação dos direitos humanos em São Paulo. “Não podemos nos calar perante a onda de violência, com o assassinato da juventude trabalhadora, em especial negra e da periferia. Por tudo isso, o avanço da auto-organização da juventude sindical em São Paulo é tarefa de primeira grandeza”, analisou.

Sendo assim, a CTB convoca todas as categorias de São Paulo para somar nessa empreitada de luta pela juventude trabalhadora.

Seminário de Preparação do 2º Encontro da juventude da CTB Paulista
Local: Centro de Estudos Sindicais – Avenida Liberdade, 113, 6º andar. São Paulo.
Data: 15/12/2012,
Horário: 9h00 às 14h00
Convidados: Jovens trabalhadores(as) e sindicatos afiliados da CTB – SP
Contatos e informações com Liliana: liliana@portalctb.org.br

Fonte: CTB

 

..