Justiça Eleitoral multa Lula e Haddad por entrevista ao SBT

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 26 de junho de 2012 as 16:27, por: cdb

Justiça Eleitoral multa Lula e Haddad por entrevista ao SBT

Emissora e o apresentador Ratinho também foram punidos. Juíza entendeu que houve propaganda antecipada. Partes podem recorrer

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 26/06/2012, 19:08

Última atualização às 19:08

Tweet

São Paulo – A juízaauxiliar Carla Themis Lagrotta Germano, da 1ª Zona Eleitoral de SãoPaulo, multou o SBT e seu apresentador Ratinho, o ex-presidente LuizInácio Lula da Silva e o pré-candidato à prefeitura de São Paulopelo PT, Fernando Haddad, por propaganda antecipada. O motivo foi aentrevista de Lula o “Programa do Ratinho” em 31 de maio. Para ajuíza, houve propaganda “ainda que de forma dissimulada”. Cadaum foi multado em R$ 5 mil. As partes podem recorrer ao TribunalRegional Eleitoral (TRE). A legislação eleitoral prevê propagandaeleitoral apenas a partir de 6 de julho.

Ainda segundo Carla, ospré-candidatos têm assegurado o direito a entrevistas, mas nãopode haver abuso de poder. No caso em questão, ela entendeu quehouve “clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida emque o pré-candidato se identifica como sendo o ‘novo’ na política,e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança”. Econsiderou que houve “ausência de equilíbrio entre ospré-candidatos”na entrevista, além de uma “campanha aberta”que estaria sendo feita por Lula. As representações haviam sidofeitas pelo PSDB e pelo PPS.