Justiça avalia, nesta segunda, proposta de compra da Varig

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 16 de abril de 2006 as 20:43, por: cdb

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio, responsável pela análise do processo de recuperação judicial da Varig, começa a avaliar, neste segunda-feira, a proposta de compra da companhia. A proposta prevê a compra da empresa aérea por US$ 400 milhões, sendo US$ 50 milhões para o pagamento das rescisões trabalhistas. A VarigLog informou que se comprometerá, em caso de aceitação da sua proposta, a garantir o pagamento das milhas acumuladas pelos participantes do programa Smiles da Varig. Estima-se que 6 milhões de pessoas participem do programa.

Ex-subsidiária do ramo de carga aérea da Varig, a VarigLog também se compromete a cumprir o vôo das passagens já emitidas (e não voadas). No entanto, a proposta precisa ainda do aval dos credores e da Agência Nacional de Aviação (Anac) para ser levada adiante. O Sindicato Nacional dos Aeronautas, representante dos credores trabalhistas, se reúne com a VarigLog, nesta segunda-feira, para avaliar a proposta, que deverá ser detalhada para os credores estatais e privados.

Segundo a associação dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), a proposta da VarigLog deverá ser rejeitada, caso não apresente uma solução para o passivo da empresa.

– Não podemos concordar com a venda da Varig por preço de banana e com o calote generalizado. Porque é isso que vai acontecer: ninguém vai assumir o pagamento da dívida antiga da Varig – disse Márcio Marsillac, coordenador da TGV.