Juiz manda soltar 36 presos de BH

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de novembro de 2005 as 11:05, por: cdb

A Polícia Civil de Minas Gerais libertou, nesta quinta-feira, 36 condenados, que voltaram às ruas de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A ordem foi dada pelo juiz Livinghston Machado, da Vara de Execuções Penais da cidade, que mandou libertar 36 presos do 2º Distrito Policial.

Na semana passada, o juiz havia tomado decisão semelhante, quando mandou soltar outros 16 condenados, que estavam encarcerados no 1º Distrito de Contagem, alegando que a superlotação no lugar feria os direitos humanos.

Eles cumpriam pena na delegacia por falta de vaga em penitenciárias do estado.

Os detetives da 6ª Seccional de Contagem, que é responsável pela 2º DP da cidade, informaram que a determinação do juiz não foi cumprida durante a noite de quarta-feira por motivo de segurança.

Os presos devem ser soltos ainda nesta quinta-feira. A polícia enviou 16 homens do Grupo de Resposta Especial para garantir a segurança no local.

Os detetives disseram ainda que, durante a noite, dois presos foram levados para o Hospital Municipal de Contagem, com problemas de saúde. Um já retornou para a carceragem.

O outro foi transferido para o Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte. Os policiais não confirmam se os nomes deles estão na lista de presos que deverão ser soltos.