Jucá: Pronatec virá para o Congresso na forma de projeto de lei 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de março de 2011 as 17:45, por: cdb

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), registrou em Plenário, nesta quarta-feira (23), decisão do governo de enviar ao Congresso Nacional projeto criando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ele acrescentou que o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), irá financiar também a formação técnica e a qualificação profissional. O líder disse ainda que, para agilizar sua tramitação, o projeto deverá chegar à Câmara com pedido de urgência urgentíssima.

Romero Jucá afirmou que o programa, que deverá oferecer curso de qualificação profissional a alunos do ensino médio, preenche uma lacuna no ensino brasileiro. Ele acrescentou que o programa prevê também a expansão das escolas técnicas federais e inclui a capacitação de trabalhadores que já estão no mercado. Neste caso, os empresários que tiverem interesse em oferecer capacitação aos seus funcionários também poderão contratar o Fies, que tem uma taxa de juros mais baixa.

45 anos do PMDB

Romero Jucá aproveitou a ocasião para relatar reunião da Executiva Nacional do PMDB, na terça-feira (22), para celebrar os 45 anos de fundação do partido. Jucá anunciou sessão especial no Senado, no dia 31 deste mês, em comemoração ao aniversário.

– É fundamental que a contribuição do partido em prol da democracia brasileira seja reconhecida – afirmou.

O senador Itamar Franco (PPS-MG), em aparte, recordou que foi um dos primeiros signatários da fundação do antigo MDB, criado em 1966, e primeiro presidente do partido em Minas Gerais. O parlamentar lamentou que o atual PMDB tenha bandeiras muito divergentes daquelas que motivaram sua fundação, quando o partido era comandado por lideranças como Tancredo Neves e Eliseu Resende.

Romero Jucá respondeu que a “história combativa de luta está no coração do país e tem o reconhecimento de todos os brasileiros”. Porém, assinalou que o partido evoluiu, incluindo novas bandeiras.

Tombini na CAE

O líder do governo elogiou o comparecimento do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para falar sobre a política monetária. Jucá lembrou que o presidente do BC discorreu sobre as providências adotadas pelo governo para combater a inflação e, “pela competência de sua exposição”, conseguiu tranquilizar o mercado e sinalizar que a economia está na direção correta.Da Redação / Agência Senado