Jucá anuncia programação do Luz para Todos em Roraima 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de março de 2011 as 13:05, por: cdb

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse em Plenário nesta segunda-feira (21) que, em conjunto com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foi finalizada a programação do Luz para Todos em Roraima para 2011. Ele assinalou que a programação não cobrirá todo o estado e a luz ainda não chegará a todos, mas ressaltou que os recursos já estão garantidos para este ano.

Jucá informou que serão instaladas 8.846 ligações, sendo 7.716 no interior, sob a responsabilidade da Companhia Energética de Roraima (CER), e 1.130 em Boa Vista, sob a responsabilidade da Companhia Boa Vista Energia, subsidiária da Eletrobrás.

– Nós vamos cobrar o andamento das obras, para que elas possam ser feitas rapidamente. No final do ano, o programa Luz para Todos deveria ser concluído. Mas, esse atendimento não vai dar para universalizar toda a população do interior de Roraima da forma que queremos. Já pleiteamos junto ao ministro Lobão a renovação do contrato para o próximo ano – afirmou.

O senador defendeu a busca de uma alternativa à suspensão dos convênios firmados pelo governo federal no período de 2007 a 2009. Ele disse que se reuniu na sexta-feira passada (18) com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para salientar a importância de construir uma alternativa para não inviabilizar os convênios que se encontram em andamento. Para ele, a data limite de 30 de abril pode ser estendida até 31 de dezembro, para que se construa um critério que não prejudique estados e municípios com obras em andamento.

Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumprimentou a “brilhante iniciativa” do colega.

Jucá aproveitou o pronunciamento para registrar a importância da visita ao Brasil do presidente americano, Barack Obama, e o entendimento que está sendo construído para que os dois países possam convergir em seus interesses.

Da Redação / Agência Senado