Jovens levam ao presidente sugestões para um Brasil melhor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de abril de 2006 as 12:38, por: cdb

Adolescentes de todo o país que participam até sexta-feira, em Luziânia (GO), da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, vão entregar na quinta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento sobre propostas debatidas no encontro.

– Estamos construindo com 600 adolescentes que participam da conferência a Carta das Responsabilidades: Vamos cuidar do Brasil Junto – disse a coordenadora-geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber.

Segundo ela afirmou, a carta será entregue ao presidente depois de uma caminhada dos estudantes.

– São compromissos que as crianças assumem sobre como vamos cuidar do Brasil e de como elas esperam que a política, seja de partidos políticos, seja da sociedade organizada, assuma essas responsabilidades para melhoria da qualidade de vida de todos – explica Raquel Trajber.

A preparação da conferência ocorreu durante o ano passado, nas escolas de 5ª a 8ª séries. Todas elas receberam material para ajudar o debate interno de temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e a diversidade étnico-racial.

– Foram debatidas, a partir de conceitos científicos e de política ambiental, acordos internacionais de que o Brasil é signatário. Eles precisam ser discutidos porque são acordos globais, como protocolo de Kyto, o de diversidade biológica e a convenção contra o racismo – avalia a coordenadora de Educação Ambiental.

Segundo ela, a intenção do Ministério da Educação é transformar os valores dos alunos sobre a melhoria da qualidade de vida entre seres humanos e entre seres humanos com o meio ambiente:

– Esta é a função da escola, de começarmos a pesquisar e entender o acúmulo histórico dos modos de vida da sociedade. Isso fica para as crianças. Desde questões mais básicas como a água pura para se beber, um ar puro para se respirar e uma harmonia entre as pessoas.

A 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente foi aberta na noite deste domingo pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.