José Pimentel elogia ações governamentais em prol dos pequenos empreendedores e micro e pequenas empresas 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de agosto de 2011 as 14:08, por: cdb

O senador José Pimentel (PT-CE) elogiou a disposição do governo federal em continuar apoiando as micro e pequenas empresas e os pequenos empreendedores brasileiros.

Ele destacou a qualidade de recentes ações governamentais nesse sentido, como a expansão do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado e a edição da medida provisória (MP 543/2011) que autoriza o Tesouro Nacional a subsidiar instituições financeiras que realizem contratações e acompanhamento de operações de microcrédito.

José Pimentel informou que desde 2009 o Programa do Empreendedor Individual já possibilitou a formalização de mais de 1,5 milhão de pequenos empreendedores, mais de 43 mil deles apenas no estado do Ceará.

– O Programa do Empreendedor Individual está se caracterizando como a principal porta de saída daqueles que, até ontem, viviam à margem do estado ou dependendo do Bolsa-Família e de outros programas assistenciais, seja de âmbito municipal, estadual e, principalmente, do governo federal – avaliou.

O parlamentar explicou que esse programa possibilita aos empreendedores individuais o acesso a linhas de crédito com taxas de juros mais baixas. Com a edição da MP 543/2011, observou, os juros passam a ser de apenas 8% anuais, sem correção monetária. Até agora, disse o senador, os pequenos empreendedores lidavam com taxas de juros de até 60%.

– Os pequenos vão poder crescer e se estruturar – comemorou, citando como exemplos de beneficiados pipoqueiros e outros pequenos empresários da alimentação e do setor têxtil.

 

Da Redação / Agência Senado