José Genoino apóia inspeção da ONU no Poder Judiciário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de outubro de 2003 as 02:26, por: cdb

O presidente nacional do PT, José Genoino, defendeu na última segunda-feira a inspeção do Poder Judiciário pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele considerou ‘absurda’ a resistência da magistratura à idéia e disse que ‘algumas lideranças do Judiciário estão fazendo cavalo de batalha’ em torno do assunto.

A inspeção foi proposta pela relatora das Nações Unidas para execuções sumárias, Asma Jahangir, e tem o apoio do governo federal.
 
– A ONU é um organismo de cooperação. Não se trata de ferir a soberania, não se trata de interferência num poder, trata-se de cooperação em torno de uma questão importantíssima, que é a defesa dos Direitos Humanos – declarou Genoino.

O presidente do PT também defendeu a reforma do Poder Judiciário e a criação de um controle externo.
 
– O PT luta pela reforma do Judiciário desde a Constituinte. Uma reforma que fortaleça a independência do Judiciário, mas que estabeleça um controle público, o controle externo. Temos que estabelecer mecanismos de agilização das decisões judiciais. E, também, todos os poderes têm que ter transparência, separar o joio do trigo e tomar as decisões punitivas – disse o petista.