José Eduardo Dutra assume diretoria-chave na Petrobras

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 19:55, por: cdb
Dutra
Dutra já ocupou a Presidência da estatal e agora toma posse em uma das diretorias mais importantes da estatal

José Eduardo de Barros Dutra tomou posse como diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras nesta quinta-feira, na sede da estatal. A nova diretoria ficará responsável pelas áreas de Organização, Gestão e Governança (OGG); Recursos Humanos (RH); Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde (SMES) e Serviços Compartilhados. Em conversa com jornalistas, Dutra falou sobre as características do novo cargo na Companhia que presidiu durante os primeiros anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

– Tenho o desafio de implantar e construir essa nova diretoria que não é uma diretoria de uma área de negócios e sim das atividades chamadas meio. Mas todos nós sabemos que sem essas atividades não produzimos petróleo e gás, não se faz refino nem transporte – afirmou.

A presidente Maria das Graças Silva Foster salientou a necessidade da criação da diretoria, falando da relevância das áreas que antes estavam sob a responsabilidade direta da presidência da empresa.

– A Presidência da Petrobras não tem como dedicar-se de forma adequada a todas essas atividades que são fundamentais e essenciais para o bom andamento da Companhia. Por isso, o Dutra é muito bem-vindo – afirmou no discurso para uma pequena plateia de funcionários e convidados.

Carreira

José Eduardo de Barros Dutra é formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi senador pelo Estado de Sergipe, entre 1995 e 2003.  Presidiu a Petrobras no período entre janeiro de 2003 e julho de 2005, integrando também o Conselho de Administração da Companhia e da Petrobras Distribuidora.

Foi presidente da Petrobras Distribuidora entre setembro de 2007 e agosto de 2009.  Atuou ainda como geólogo da Petrobras Mineração (Petromisa) entre 1983 e 1990 e na Companhia Vale do Rio Doce entre 1990 e 1994.   José Eduardo Dutra ocupou ainda os cargos de presidente dos Conselhos de Administração da Petrobras Gás (Gaspetro), Petrobras Transporte (Transpetro), Petrobras Química (Petroquisa), Petrobras Energia (Pesa) e da Liquigás.

Comments are closed.