José Alencar será velado com honras de chefe de Estado 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de março de 2011 as 06:35, por: cdb

Com honras de chefe de Estado, sobe a rampa do Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (30), o corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar. Morto por falência múltipla de órgãos, após longa batalha contra o câncer, seu velório será aberto ao público às 10h30. Esse será o primeiro velório na sede do Poder Executivo desde a morte de Tancredo Neves, em 1985.

A chegada do corpo à Base Aérea de Brasília está prevista para as 9h15, onde serão oferecidas as honras militares. Estarão à espera, na Base, o presidente da República em exercício, Michel Temer; o presidente do Senado, José Sarney; o presidente da Câmara, Marco Maia; e o do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Dali, o corpo de José Alencar seguirá em cortejo até o Palácio do Planalto em carro aberto do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, escoltado pelas Forças Armadas.

A chegada ao Palácio do Planalto está prevista para as 10h. Militares transportarão o caixão pela rampa, ao mesmo tempo em que as Forças Armadas dispararão salvas de tiros. Dragões da Independência estarão enfileirados ao longo da rampa, situada em frente à Praça dos Três Poderes.

O acesso ao Salão Nobre será restrito a autoridades e familiares até as 10h30. Desse horário até as 23h30, o público também poderá se despedir do ex-vice-presidente. Na manhã de quinta-feira (31), o corpo será levado a Belo Horizonte (MG), para ser enterrado.

O governo federal decretou luto oficial de sete dias no país, período em que as bandeiras na Esplanada dos Ministérios ficarão hasteadas a meio mastro.

Em homenagem a José Alencar, o presidente do Senado, José Sarney, cancelou as sessões deliberativas da Casa desta quarta-feira.

Rodrigo Baptista / Agência Senado