José Alencar foi o empresário que levou Lula ao poder, diz jornal espanhol

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Publicado quarta-feira, 30 de março de 2011 as 11:26, por: cdb
Lula e Alencar
Alencar foi o empurrão necessário para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva se alçar à Presidência do país

O falecimento do ex-vice-presidente José Alencar é destaque no jornal espanhol El País, para quem Alencar foi o empresário que levou Lula ao poder. Em um obituário assinado por um de seus correspondentes no Brasil, o jornal observou que Alencar foi o empurrão necessário para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva se alçar à Presidência do país em 2003, ao lhe garantir o apoio do empresariado.

A reportagem afirma também que o empresário mineiro foi peça determinante para a eleição da sucessora (de Lula), Dilma Rousseff. – Alencar foi também ministro da Defesa e um político amado pela opinião pública por sua franqueza ao dizer sempre o que pensava e por sua tenaz luta contra o câncer, descreveu o jornal espanhol. Apesar das diferenças de trajetória pessoal, Lula e o seu ex-vice por duas vezes eram, mais que amigos, quase irmãos, escreve o correspondente do El País.

Alguns sites, que reagiram mais rapidamente à notícia que os jornais, a morte de Alencar também foi notícia. Em seu site, a rede americana Fox News afirma que a tradição empresarial de Alencar foi o que levou Lula, então um líder sindical visto com grande reserva pelo mercado, diz a TV, a escolhê-lo como vice em 2002.

Para a reportagem da Fox, a parceria simbolizou uma aliança entre a esquerda e o setor empresarial brasileiro. As reportagens destacam certas diferenças entre Lula e seu vice, em especial a atitude crítica do ex-senador mineiro à política de manutenção dos juros altos da equipe econômica.

Apesar disso, ressalta a edição online do Wall Street Journal, Lula confiou a seu tenente-chefe inúmeras tarefas duras. Em 2004, por exemplo, Alencar brevemente acumulou o papel de ministro da Defesa e vice-presidente, ajudando a reorganizar um departamento complicado pelo baixo orçamento e pelas queixas de figurões militares”, diz o jornal americano.

Em 2006, Alencar ajudou a arrecadar recursos de líderes empresariais para o que acabou se convertendo numa campanha bem-sucedida para a reeleição.

Na Argentina, o espanhol La Nación descreveu Alencar como um duro crítico de certos aspectos económicos (do governo), mas um fiel aliado político do presidente.

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