Jornalista Iron Junqueira recebe Mérito de Cidadania

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 12:16, por: CdB

Com o objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento de Anápolis, o Mérito de Cidadania, em sua 16º edição, premiou nesta quarta-feira, 28, o jornalista, artista plástico e filantropo Iron Junqueira.

O evento aconteceu no gabinete do prefeito Antônio Gomide e contou com a presença do vice-prefeito João Gomes, do secretário municipal de Cultura, Augusto César Almeida, dos vereadores Domingos Paula e Assef Naben, da presidente da União Literária Anapolina, Natalina Fernandes, dos ex-prefeitos Olímpio Ferreira Sobrinho e Eurípedes Junqueira, familiares do homenageado, escritores e membros da comunidade.

Iron Junqueira agradeceu a homenagem e fez questão de compartilhar o Mérito com seus amigos, com o povo de Anápolis e com as crianças, para as quais dedicou sua vida. “Recebo esta homenagem com a alma em festa e o coração em júbilo. Essa homenagem deve ser repartida, pois toda pessoa tem sua qualidade e sua maneira de servir à comunidade”, declarou o jornalista.

O advogado e professor João Asmar afirma ser esta uma homenagem mais do que justa, por se tratar de um cidadão de muita importância para a cidade. “Ele nasceu para servir e tem servido como um anjo da guarda para muitas crianças”, completou o amigo.

Para o prefeito Antônio Gomide, Iron Junqueira foi também responsável pelo crescimento do município. “Iron simboliza um pedaço da cidade. Como escritor e artista ajudou a desenvolver o social de nossa cidade”, disse. Antônio Gomide salientou ainda que é um orgulho poder homenagear pessoas que ajudaram a construir Anápolis . “São pessoas que dão exemplo de vida em seu dia-a-dia”, finalizou.

Conheça o homenageado

Iron Junqueira nasceu no distrito anapolino de São João, atual município de Brazabrantes, em 22 de dezembro de 1938. Após estudar no Ginásio Arquidiocesano Anchieta, em Silvânia, iniciou-se na vida literária, em 1956, trabalhando no Jornal Tribuna de Anápolis, fundado e dirigido por seu pai, o jornalista Sebastião Pedro Junqueira.

Em 1957 ilustrou a revista Cinquentenária. Durante muito tempo manteve na Rádio Cultura de Anápolis um programa de caráter espiritualista. Nos últimos 34 anos publicou cerca de 40 livros, começando por “Há tantas flores pelos caminhos”. Dedica parte de seu tempo às artes plásticas, à produção literária e ao Lar da Criança Humberto de Campos, instituição filantrópica que fundou.

  

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo