Jornal faz críticas ao futuro presidente europeu Silvio Berlusconi

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 20 de junho de 2003 as 14:03, por: cdb

O jornal britânico Financial Times criticou o presidente do Conselho de ministros italiano, Silvio Berlusconi, por ter dito que a França perdeu “uma boa ocasião para ficar quieta”. Segundo o jornal britânico, esta afirmação trará implicações nos próximos seis meses de presidência Italiana na União Européia que começam em primeiro de julho.

De acordo com o jornal a frase usada por Berlusconi para responder a uma pergunta sobre as criticas franceses realizadas em virtude do não encontro do premier italiano com o líder palestino Yasser Arafat em sua viagem ao Oriente Médio é a mesma usada pelo Presidente francês, Jacques Chirac quando este cobrou uma posição dos países do centro e do leste da Europa que estavam indecisos em apoiar ou não os EUA em relação a guerra no Iraque.

Para o Financial Times este fato influenciara a atmosfera do vértice da UE amanhã em Salonica.

O jornal britânico dedica também – mas apenas na edição européia – um comentário sobre a votação na Câmara italiana sobre a imunidade jurídica para Silvio Berlusconi afirmando que “é abuso de poder e que danifica a Itália e a Europa”.