Jornais pedem a Washington que mantenha plano de guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de março de 2003 as 13:48, por: cdb

O influente jornal americano The Washington Post pediu ao presidente dos EUA, George W. Bush, que mantenha seu plano de guerra para o Iraque, enquanto que o New York Times sustentou que o exército americano precisa de armas mais modernas, em seus editoriais deste domingo.

O Post defendeu Bush das cada vez mais numerosas críticas pelo lento desenvolvimento da guerra e destacou as conquistas das tropas: garantiram campos de petróleo e, num porto iraquiano, desembarcaram ajuda humanitária, além de manter Israel, Turquia e os curdos à margem da guerra.

“Fora do cenário é impossível julgar se são precisos os prognósticos de um oficial de campo de que a guerra pode durar até depois do verão (boreal) e que vai exigir dezenas de milhares de tropas”, disse o Post.

“Mas se for necessário tal compromisso para garantir o êxito, os Estados Unidos devem fazê-lo”, reforçou.

Por outro lado, o jornal afirmou que pesquisas “mostram que a maioria dos americanos está preparada para aceitar uma guerra mais longa” e que o ataque “deve manter seu curso”.

O Times, por sua vez, comentou que o armamento utilizado pelos americanos no Iraque foi projetado para lutar num tipo de guerra que já não existe.

“O Pentágono continua comprando sistemas de armas desenhados para lutar contra os bem-equipados inimigos da superpotência do século XX, em vez de equipamentos contra as forças móveis, não-convencionais dos estados párias do XXI”, justificou.