Jornada de Lutas pela Educação acontece nesta quarta em Teresina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 13:45, por: cdb

A pauta imediata de reivindicação é o fim da greve dos professores e o pagamento do piso nacional da categoria.
Divulgação

 Jornada de Lutas em 2011

Como acontece todos os anos, o movimento estudantil ocupa as principais ruas do Brasil no mês de março, em lembrança à morte do estudante secundarista Edson Luís, assassinado durante a Ditadura Militar, no Rio de Janeiro. Este ano, com o chamado “Março Verde e Amarelo”, a atividade ocorre nesta quarta-feira (28) em Teresina, com concentração a partir das 8 horas na Praça da Liberdade no centro da cidade. Organizada pelo Diretório central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí, pelo Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP e pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES.

É nesse período que as entidades estudantis realizam sua Jornada Nacional de Lutas, trazendo para o debate político as bandeiras prioritárias em defesa da educação. Organizada nacionalmente pela União Brasileira de Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG. Os estudantes já estão preparadas para construir suas principais pautas e se mobilizar pelas bandeiras nacionais do movimento estudantil, como melhorias significativas na educação e mudanças expressivas na atual política econômica.

As entidades tem como principais pautas de reivindicações a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto – PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação; pelo fim da greve dos professores municipais e estaduais e imediato pagamento do Piso Nacional da categoria e por transportes coletivos de qualidade para Teresina e pela implantação dos 100% da integração.