Jefferson diz que Daniel Dantas lhe pediu para denunciar PT

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Maio de 2006 às 09:50, por: CdB

O ex-presidente do PTB e deputado cassado Roberto Jefferson (RJ),  declarou no  programa Roda Viva, na TV Cultura, que foi procurado por um advogado do banqueiro do Opportunity, do banqueiro daniel Dantas para fazer denúncias contra o PT.

 Jefferson contou na entrevista que a aproximação foi feita em 2005, quando ele denunciou a existência do suposto  esquema do mensalão, propina paga pelo governo aos deputados federais em troca de apoio em votações do Congresso.

Jefferson disse não ter aceitado participar do esquema montado por Dantas.
Ele também comentou que Dantas provocaria uma onda de pânico, tanto entre políticos do governo Lula quanto do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O ex-deputado ainda colocou claramente que Dantas deveria ter alguma relação importante, o que o permite ameaçar tanto a oposição, quanto a governo.

Dantas acusa o atual governo de ter cobrado cerca de US$ 50 milhões em propinas de seu banco.

 Jefferson ainda apontou um  " acordão entre PSDB, PFL e PT"  feito para impedir a  que Daniel Dantas fosse convocado para depor na CPI dos Bingos. O acordo livraria o governo atual e o de Fernando Henrique das denúncias do banqueiro.

Jefferson foi cassado devido às denúncias que fez sobre o mensalão e levou com ele mais dois deputados.  Foram denunciados mais 16 parlamentares, dos quais 11 foram absolvidos e quatro renunciaram. O deputado José Janene (PP-PR) ainda aguarda julgamento.

Jefferson disse que impetrou dois mandados de segurança no Supremo Tribunal Federal questionando sua cassação. No entanto, afirma que o STF, como o Congresso e a Polícia Federal, teriam se tornado "segmentos subalternos ao PT".

 Seguindo seu estilo "metralhadora giratória" Jefferson ainda acusou o governo Lula de usar a Polícia Federal como arma política no caso dos deputados "sanguessugas", acusados de compras superfaturadas de ambulâncias.

Jefferson disse que o governo mesmo conhecendo as irregularidades liberava verbas ilegais de emendas ao Orçamento atacar adversários políticos na sequência.

Jefferson voltou a inocentar Lula do mensalão, atribuindo a prática ao núcleo duro do PT, formado por José Dirceu, Antonio Palocci, Luiz Gushiken, Silvio Pereira, Delúbio Soares e José Genoíno.

Jefferson disse ainda que apoiaria Geraldo Alckmin nas eleições, mesmo afirmando que tanto o PSDB como o PT representam interesses de banqueiros

Jefferson recebe uma aposentadoria mensal no valor de R$ 5.700 e, segundo afirma, continua a fazer política, defendendo os interesses do PTB, mas não tem mais vontade de disputar eleições.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo