Jardins de Burle Marx são restaurados em Marechal Hermes

Arquivado em:
Publicado Segunda, 22 de Maio de 2006 às 09:16, por: CdB

Começaram,  nesta segunda-feira, as obras de restauração dos jardins da Praça do Teatro e a arborização de nove das principais ruas do centro de Marechal Hermes. A iniciativa é parte do projeto de preparação do bairro para as comemorações de seu centenário em 2012. Projeto do paisagista Burle Marx feito especialmente para o local, os jardins da praça serão recuperados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins, de acordo com planta original fornecida pelo Escritório Burle Marx. Uma vez restaurados, os jardins voltam a ornamentar obra de outro mestre da paisagem urbana brasileira, o arquiteto Affonso Eduardo Reidy, que assina o prédio do Teatro Armando Gonzaga, inaugurado em 1954.

Paralelamente, a Fundação Parques e Jardins fará a arborização de nove ruas do bairro, onde serão plantadas 157 mudas de árvores. As espécies foram selecionadas de modo a recompor, na medida do possível, a arborização proposta em 1912. Entre elas encontram-se paus-ferro, tamarineiras, paus-rei, oitis, ipês-roxos e amarelos.

Fruto da parceria firmada através do Programa de Adoções de Áreas Verdes da FPJ com o grupo local Espaço Cultural Cidadania em Movimento, o plantio complementa as obras do Rio Cidade executadas no bairro. A exemplo do que já ocorre na Penha, onde moradores acompanham e conservam as novas árvores, os jovens integrantes do Cidadania em Movimento se encarregarão de cuidar e zelar pelo desenvolvimento saudável das plantas, e promoverão campanhas educativas de conscientização ambiental nas escolas e demais associações do bairro.

Serão contempladas as seguintes ruas: João Vicente (12 espécies de pau-rei e seis de pau-ferro), Praça 15 de Novembro (11 espécies de Gerivá, 26 de ipê-amarelo e nove de tamarindo), Avenida General Savaget (25 espécies de ipê-roxo), Av. General Oswaldo Cordeiro de Faria (11 espécies de fiscus microcarpa e 13 de tamarindo), Rua Regente Lima e Silva (três espécies de ipê-roxo), Rua Engenheiro Emílio Baumgart (11 espécies de oiti), Rua capitão Rubens (cinco espécies de ipê-roxo), Rua Alexandre Gasparoni (seis espécies de oiti e seis de Gerivá) e Rua Comandante Magalhães de Almeida (quatro espécies de ipê-roxo).

Ao contrário dos bairros vizinhos, Marechal Hermes teve sua ocupação planejada urbanisticamente. Criado em 1912 como vila operária, apresenta ruas largas e arborizadas. Da época, datam a estação de trem inspirada nas ferrovias inglesas, uma agência dos Correios, as Escolas Municipais Santos Dumont e Evangelina Duarte Batista, entre outras construções. Ainda na primeira metade do século XX, Marechal Hermes teve inaugurados, em 1930, o Cinema Lux (hoje desativado) e, em 1954, o Teatro Armando Gonzaga, dono da segunda melhor acústica da Cidade; projeto do arquiteto Affonso Reidy e jardins do paisagista Burle Marx.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo