Jardins da Capital recebem novas mudas de flores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 14:52, por: cdb

27 de Março de 2012 – 17h03

Jardins da Capital recebem novas mudas de flores

Fotógrafo: Antônio Gonçalves

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), realiza o plantio de mudas de flores de verão em diversos pontos da cidade. A equipe de parques e jardins da Semasp trabalha para embelezar as rotatórias, jardins e canteiros da Capital com o plantio de mais de 80 mil mudas de flores, dando um visual mais harmônico e colorido à cidade.


Ao todo 5.600 metros quadrados de área serão beneficiados com o plantio de 84.050 mudas de flores de diversas espécies como Tagetes erecta, vinca catharanthus Roseus, zinnia elegans, petúnia híbrida, verbena híbrida e salvia splenrens.


Para o Diretor de Parques e Jardins, Marcos Vargas, o objetivo é criar uma harmonia entre o paisagismo e a população, diminuindo os stress do dia a dia entre as pessoas, dando-lhes maior qualidade de vida. “Com certeza as flores além de embelezar a cidade com suas diversas cores, traz qualidade de vida às pessoas que convivem com o espaço público”, disse.


Ainda de acordo com Vargas, o clima quente é propício ao plantio e favorece o rápido crescimento, a altura, a  cor e a textura das flores, sendo que 70% são flores  perenes e 30% são flores  de ciclo  anual.


Novos plantios de flores

De acordo com a Diretoria de Parques e Jardins, está previsto ainda o plantio de nove mil flores em Taquaralto na rotatória do Ginásio Airton Sena, próximo à  passarela,  e  4 mil flores na rotatória da Avenida JK, no centro, próximo ao Banco Real.


Serão plantadas também mais quatro mil flores na rotatória do Palmas Shopping, oito mil flores  na rotatória que dá acesso à Universidade Federal do Tocantins (UFT), 15 mil flores  no canteiro central da Teotônio Segurado com a Avenida Tocantins, próximo a estação Xerente,  e seis mil flores na Avenida  JK, saída para lajeado.


Vandalismo

Mesmo com a beleza e o bem- estar que as flores proporcionam à população existe ainda pessoas que praticam o furto de flores. Na última segunda- feira, à noite, foram furtadas 38 mudas de flores da espécie tagetes erecta, na rotatória próximo ao Basa. A equipe de parques e jardins já fez o replantio das mesmas.

 

 

Veja alguns locais que já foi executado o plantio de flores

 

Local                                                 Quantidade de flores

Av. L0-13 com Av.  NS-02                         8.100 mudas

Rotatória da feira da  304 sul                     6.480 mudas

Av. Teotônio Segurado (borboletas)            6.480 mudas 

Rotatória da Wilson Vaz                            6.400mudas

Rotatória  Hotel Rio do sono                      4.860 mudas

Teotônio Segurado com Av. L0-05             3.240 mudas

Rotatória da  tapajós                              7.510 mudas

Rotatória do Basa                                  8 mil mudas

Rotatória da Renaut                               7.500 mudas

Rotatória da  Fiat                                  6.500 mudas

Rotatória da Jaime Câmara                      6.500 mudas

Rotatória do Posto da Emsa                     6.980 mudas

Márcio Greick