Jaques Wagner participa de conferência em Luxemburgo e nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 13:57, por: cdb

O ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Jaques Wagner, embarca hoje para Luxemburgo onde participa, amanhã, da Conferência Internacional sobre a Estratégia de Lisboa, promovido pelo Conselho Econômico e Social Europeu (CESE). Ele será o único representante de um país fora da União Européia a participar da conferência.

Em Luxemburgo, Wagner será recebido pela austríaca Anne Marie Sigmund, recém-eleita para presidir o CESE, e terá uma reunião de trabalho com a professora portuguesa Maria João Rodrigues, consultora da União Européia. Ela foi a principal responsável pela coordenação da Agenda de Desenvolvimento da União Européia.

Na quinta-feira, o ministro segue para os Estados Unidos, onde fará palestra na Universidade de Harvard, em Boston, sobre o modelo de funcionamento do Conselho Econômico e Social brasileiro, suas contribuições como órgão de aconselhamento do presidente da República e de interação entre o governo e a sociedade civil.

O ministro retorna ao Brasil no dia 30 e, no dia seguinte, dia 31, segunda-feira, participará da reunião de Coordenação com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Estratégia de Lisboa é uma ação que resultou da convergência dos diversos Conselhos Econômicos e Sociais dos países da União Européia, firmada em 2002. Na ocasião, os conselhos apontaram alternativas para revitalizar o desenvolvimento econômico-social dos países do bloco, estipulando metas a serem alcançadas até 2010. Entre essas metas constam o aumento da oferta de trabalho para as mulheres, incentivo à tecnologia da informação e outras melhorias sociais.

Hoje existe uma rede de diálogo mundial, da qual o CDES faz parte, que permite aos conselhos econômicos e sociais de cerca de 70 países estimular a interação da sociedade civil com os agentes públicos como forma de projetar o desenvolvimento.