Jantar de Lula com FHC transcorre em clima cordial no Alvorada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de novembro de 2002 as 00:02, por: cdb

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou pouco antes das 20 horas desta sexta-feira ao Palácio da Alvorada para um jantar com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Estava acompanhado do coordenador da equipe de transição do futuro governo, Antonio Palocci, do presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), e do porta-voz petista, André Singer.

Do jantar participam também o líder do governo na Câmara, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), e a assessora do presidente Fernando Henrique, Ana Tavares.

Segundo informações de parlamentares do PT, a idéia de mudança da data da posse do presidente e dos governadores, que tramita na Câmara, é um dos assuntos do jantar, além da proposta do Orçamento para 2003 e as negociações com os técnicos do FMI que estão chegando ao Brasil para a revisão do acordo de US$ 30 bilhões aprovado em setembro.

Do lado de fora do Alvorada, aguardavam Lula duas vereadoras da cidade catarinense de Rio do Sul – a petista Carmen Maria Schlatter, e sua amiga Jane Schmidt, do PFL, que estão em Brasília participando de um congresso sobre atuação das mulheres na política.

Carmen disse que já conhece Lula, mas queria vê-lo novamente, porque não sabe se poderá comparecer à posse dele. Jane Schmidt afirmou que, apesar de pertencer a um partido que fará ao novo governo, está torcendo pelo sucesso de Lula. “Porque amo minha terra e acho que ele é uma pessoa boa.”

Uma funcionária pública federal, Ruth Barbosa, simpatizante do Movimento dos Sem-Terra e que estava com as costas cobertas por uma bandeira do MST, disse que estava ali só para ver Lula. Mas, quando o carro conduzindo o presidente eleito entrou pelo portão do palácio, ela não o viu.

Dentro do Alvorada, cercado por fotógrafos, o presidente eleito apontou para eles e exclamou, brincando: “Os insaciáveis!”

Segundo a assessoria da Presidência da República, o primeiro prato do cardápio do jantar foi ravioli de ricota e sálvia, e o segundo, ossobuco de vitela com risoto, e doces brasileiros de sobremesa. Foi servido o vinho espanhol “Alio, Ribeira Del Duero”, safra 97.