Jaboatão realiza 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 07:43, por: cdb

1ª Consocial está marcada para esta sexta-feira (02/03). As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (1º de março), na Controladoria Geral do Município

Representantes da sociedade civil e dos poderes públicos municipal, estadual e federal têm encontro marcado nesta sexta-feira (02/03), no Hotel Goldem Beach, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, para a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A prevenção e o combate à corrupção também estarão na mesa de debates.

“Já passou o tempo em que os governos faziam as coisas por conta própria. Hoje, tudo é discutido com os conselhos municipais”, diz o vice-prefeito e Controlador Geral do Município, Edir Peres, acrescentando que em Jaboatão todos os conselhos municipais já funcionam e atuam como instrumentos de controle social. “A conferência tem a proposta de melhorar ainda mais essa participação popular”, reforça Peres. 

As inscrições para a Consocial podem ser feitas até esta quinta-feira (1º de março). Os interessados devem procurar a Controladoria Geral do Município, na sede da Prefeitura, em Prazeres. Informações pelos telefones 34761928 e 34761575.

A conferência será aberta às 8h pelo prefeito Elias Gomes. Em seguida, será a vez do representante do Tribunal de Contas da União, Fabiano Luna, e do deputado federal e presidente da Comissão Contra a Corrupção, Paulo Rubem Santiago (PDT).

A proposta da Consocial gira em torno de quatro eixos temáticos. São eles: Promoção da transparência pública e o acesso à informação e dados públicos;  Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;  A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;  Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

No âmbito de cada eixo temático serão apresentados conceitos relevantes, a contextualização do tema, a indicação de legislação aplicável e um panorama do cenário atual com seus desafios e possibilidades.

A expectativa é que as proposições definidas na 1ª Consocial possam contribuir de forma relevante para o incremento da transparência e do controle social, bem como para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública no município.

A conferência também vai eleger 20 delegados às etapas estadual (2 de abril) e federal (1ª quinzena de maio).

SERVIÇO

1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial)

Dia: 2 de março

Hora: 8 às 17

Local: Hotel Golden Beach

Inscrições: Até quinta-feira (1º de março) na Controladoria Geral do Município, na sede da Prefeitura, em Prazeres. Mais informações pelos telefones 34761928 e 34761575