Jaboatão adere à campanha de combate à tuberculose

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 09:26, por: CdB

Entre 19 e 23 de março, foram realizadas caminhadas, palestras, apresentações de teatro e coleta de exames, em todo o município

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB) é lembrado no dia 24 de março. Essa data foi instituída em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD). No entanto, esta data não é para ser comemorada. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local, buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade.
No município de Jaboatão dos Guararapes não seria diferente. A Secretaria de Saúde entrou nesta luta, em parceria com o Fundo Global Tuberculose Brasil, para mobilizar, sensibilizar e munir a população de informações. A campanha, que tem como tema “Tuberculose Juntos Venceremos”, objetiva envolver os profissionais de saúde e a sociedade em geral para a identificação precoce da TB através dos sinais e sintomas.
Entre 19 e 23 de março, foram realizadas caminhadas, palestras, apresentações de teatro e coleta de exames para a população e profissionais de saúde visando o aumento da detecção precoce da TB no município. “O diagnóstico precoce evita a proliferação do bacilo. E o tratamento se torna mais eficaz”, contou Marina Militão, chefe do Núcleo da Tuberculose.
SAÚDE
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Robert Koch. Aquele foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste. São oito milhões de doentes e três milhões de mortes anuais.
A tuberculose é, ainda hoje, um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, apesar de seu potencial de cura. Entretanto, a desinformação, o estigma e preconceito ligados à doença, a dificuldade de adesão da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento, são fatores agravantes no controle da TB.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo