Itamaraty divulga nota e lamenta início da guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de março de 2003 as 10:55, por: cdb

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta quinta-feira uma declaração lamentando o início da guerra no Iraque. Na nota, o Governo brasileiro faz um apelo à cessação de hostilidades, à restauração da paz e ao respeito da integridade territorial do Iraque.

É a seguinte a íntegra da nota, sob o título “Declaração sobre o Conflito no Iraque”:

“O governo brasileiro lamenta profundamente o início das operações militares em território iraquiano e que não se tenha perseverado na busca de uma solução pacífica para o desarmamento do Iraque, no marco da Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança, e em conformidade com as inúmeras manifestações de chefes de Estado, de Parlamentos e da sociedade civil em todos os continentes.

Lamentamos o sofrimento que a ação armada inevitavelmente acarretará para civis inocentes, o Governo brasileiro conclama ao respeito às normas do direito humanitário Internacional, em especial no que se refere à proteção das populações civis, ao tratamento de prisioneiros e à proteção do direito das vítimas.

O Governo brasileiro faz um apelo à cessação de hostilidades, à restauração da paz e ao respeito da integridade territorial do Iraque.”