ITÁLIA QUER RETOMAR PAPEL CENTRAL NA UE, DIZ MONTI

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:10, por: cdb

LISBOA, 29 FEV (ANSA) – O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou hoje que pretende recolocar a Itália no papel de ator central dentro da União Europeia (UE).
   
“[A Itália] estava reduzida a um papel de Cinderela, mas agora está determinada a retomar seu lugar tradicional de ator principal do debate”, disse ele em entrevista ao jornal português Público.
   
Monti explicou ainda que as linhas centrais da política da Itália para a Europa são as de “desenvolver um papel de responsabilidade na zona do euro, especialmente com a Alemanha e a França, logo que colocarmos a nossa casa em ordem”.
   
Ele também destacou a importância do “apoio ao método comunitário” e a intenção de trabalhar neste sentido com a França e a Alemanha, mas “sem permitir que seja ampliada a diferença entre os países da zona do euro e os que não pertencem a ela, como o Reino Unido, ou que ainda não aderiram, como a Polônia”.
   
Sobre a possibilidade de um resgate, Monti mostrou confiança de que a “Itália não irá precisar de apoio financeiro” e comentou que os países que precisam desse apoio não devem vê-lo como um ato de “solidariedade”, e sim, “como uma intervenção em uma união econômica e monetária que funcione”. (ANSA)