ITÁLIA DESIGNA NOVO EMBAIXADOR PARA A LÍBIA

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Setembro de 2011 às 08:07, por: CdB

ROMA, 1 SET (ANSA) - O governo italiano designou o diplomata Giuseppe Buccino Grimaldi, que já representou a Itália no Catar, como o novo embaixador italiano na Líbia, informou hoje em Roma o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa.
   
A Embaixada da Itália na Líbia reabrirá entre hoje e amanhã, após a decisão do governo anunciada ontem de reativar as atividades diplomáticas em Trípoli, detalhou o ministro italiano da Justiça, Nitto Palma.
   
O governo italiano havia fechado sua sede diplomática no país em março, após o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovar a zona de exclusão aérea para impedir ataques das forças de Muammar Kadafi.
   
A embaixada chegou a ser atacada em maio, junto à sede diplomática da Grã-Bretanha.
   
No marco da reativação das relações com a Líbia, o governo italiano também anunciou ontem o desbloqueio de 500 milhões de euros (R$1,1 bilhão) aos rebeldes líbios, 150 milhões de euros (RS 330 milhões) a mais do que o valor anunciado na semana passada pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
   
Em nota, a Chancelaria italiana atestou que está preparando a primeira reunião técnica do comitê ítalo-líbio que será presidido pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, e pelo presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mahmud Jibril. (ANSA)


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo