Israel usa bonecos de plástico para diminuir velocidade nas estradas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de janeiro de 2005 as 08:41, por: cdb

Empenhado em uma campanha para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes, o Departamento de Passagem da Polícia Nacional israelense fiscalizará a velocidade nas estradas por meio de bonecos de plástico.

Os bonecos, vestidos com o uniforme dos policiais, serão colocados dentro de carros de patrulha junto às estradas, informa nesta quinta-feira o jornal <i>Yediot Aharonot</i>.

O recurso foi precedido pelo uso de painéis com a figura de um policial com uma câmara fotográfica, empregados freqüentemente para controlar a velocidade e outras infrações.

A nova experiência começou ontem com o estacionamento na estrada número 1, que une Jerusalém a Tel Aviv, de um carro de patrulha autêntico, e com o boneco ao volante.

O subinspetor Efraim Erlich disse que a presença do patrulheiro “fez com que os infratores diminuíssem a velocidade automaticamente e dirigissem como crianças bem educadas”.

Em 2004, cerca de 600 pessoas, em uma população total de menos de sete milhões de habitantes, morreram em acidentes de trânsito, mais de três vezes o número dos que perderam a vida por ataques palestinos.