Israel se diz pronto para entregar controle de territórios a palestinos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de junho de 2003 as 20:17, por: cdb

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Sylvan Shalom, afirmou neste domingo, na Jordânia, que seu país quer entregar o controle da Faixa de Gaza e de Belém aos palestinos, se estes estiverem prontos assumir essa responsabilidade.

– Israel está pronto a sair de Gaza e de Belém, cabe apenas aos palestinos decidir se estão prontos para tomar esses territórios sob sua responsabilidade – disse o chefe da diplomacia israelita no final de um encontro com o seu homólogo jordano, Marwan Moasher.

No entanto, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, advertiu que os organismos de segurança israelitas reiniciarão as suas operações de forma ampla contra as organizações radicais “terroristas”, no caso de o primeiro-ministro Mahmud Abbas não o fazer ou não o conseguir.

Sharon concedeu a Abbas um prazo de três a seis semanas para cumprir tal procedimento, mas este ainda não possui garantias dos principais grupos armados, a Jihad Islâmica e o Hamas, que hoje mesmo reiterou novas ameaças contra Israel devido à eliminação de um dos seus dirigentes.