Israel possuiria submarinos com armas atômicas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 11 de outubro de 2003 as 14:38, por: cdb

Israel modificou os mísseis de fabricação americana de seus submarinos, incorporando cabeças nucleares. Assim, tem a capacidade de lançar armas atômicas desde a terra, o céu e o mar, informou neste sábado o jornal Los Angeles Times.

A capacidade nuclear dos submarinos israelenses complicará os esforços para convencer o Irã a abandonar seu suposto programa militar nuclear, destacou o jornal. A modificação dos mísseis foi revelada à jornalistas por dois funcionários americanos, e confirmada por um israelense. Nenhum dos três quis ser identificado.

“Os americanos disseram que revelaram a informação para advertir os inimigos de Israel, num momento de tensões na região e de preocupação com as supostas ambições” nucleares de Teerã, destaca o Los Angeles Times.

Israel nunca confirmou nem negou possuir armas atômicas, mas Washington considera o Estado hebreu como uma potência nuclear desde 1969. “Toleramos as armas nucleares em Israel pelos mesmos motivos pelos quais as toleramos na Grã-Bretanha e na França”, indicou um alto representante americano ao Los Angeles Times. “Não consideramos Israel como uma ameaça”.

Os países árabes criticam os Estados Unidos e Israel por pressionar o Irã a aceitar inspeções mais rígidas e por ignorar o arsenal israelense.