Israel poderá congelar busca por militantes palestinos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 as 10:20, por: cdb

Israel poderá congelar sua caça a militantes palestinos para ajudar o novo presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmaram autoridades na quarta-feira. Abbas condicionou a retomada de um diálogo de paz a um fim aos ataques contra militantes – a quem ele convenceu a manter uma trégua tácita na Cisjordânia e na Faixa de Gaza – e à libertação de milhares de presos palestinos por Israel.

Autoridades disseram que o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, convocará seu gabinete na quinta-feira para considerar a paralisação da busca por homens procurados antes da primeira reunião com Abbas – que deve acontecer este mês, após uma visita da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

– Não estamos falando de clemência, mas de um congelamento. Um congelamento significa que tudo é temporário – afirmou uma autoridade do Ministério da Defesa à Rádio do Exército – Isso quer dizer que se eles retomarem o terror e os assassinatos e ataques continuarem, então vamos retomar ações vigorosas.