Israel faz batida em duas emissoras de TV palestinas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 08:03, por: cdb

Israel faz batida em duas emissoras de TV palestinas

RAMALLAH, Cisjordânia, 29 Fev (Reuters) – Soldados israelenses fizeram uma incursão em duas emissora de televisão palestina na região ocupada da Cisjordânia, na quarta-feira, e apreenderam equipamentos de transmissão, computadores e arquivos, afirmou um funcionário.

O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, visitou uma das emissoras, a Watan TV em Ramallah, e disse que as operações israelenses eram “opressivas e monstruosas” e violavam “todas as leis internacionais”.

O Exército israelense disse que havia pedido repetidas vezes a Watan TV e ao canal educativo Alquds, ambos baseados em Ramallah, para não usarem as frequências que interrompem a comunicação sem fio e as bandas de controle de tráfego aéreo israelenses.

Ahmed Milhem disse que soldados não deram nenhum motivo para a batida na emissora privada Watan TV, em Ramallah, que começou às 2h do horário local e durou três horas.

“Eles apreenderam computadores, equipamento de transmissão e documentos administrativos” disse Milhem à Reuters por telefone. “A emissora está agora fora do ar”, completou.

A Alquds disse que esperava receber equipamento substituto no final do dia para voltar a transmitir novamente.

Organizações não-governamentais locais são proprietárias da emissora de televisão, que transmite notícias locais e programas culturais e políticos pela Internet.

Ramallah é a sede da Autoridade Palestina, a qual Israel acusa de não fazer o suficiente para combater o incitamento contra o Estado judeu. Os palestinos dizem que as incursões israelenses minam sua autoridade nas áreas que estão sob seu controle na Cisjordânia.

(Por Ali Sawafta e Jihan Abdalla)

Reuters