Israel e palestinos anunciam cessar-fogo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de fevereiro de 2005 as 14:59, por: cdb

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, prometeram nesta terça-feira pôr fim à violência entre os dois povos.

O anúncio foi feito em Sharm el-Sheikh, no Egito, ao final do primeiro encontro de cúpula entre os líderes das duas partes em mais de quatro anos.

– Nós concordamos, junto com o primeiro-ministro Ariel Sharon, em parar com todos os atos de violência contra palestinos e israelenses onde quer que eles ocorram – disse Abbas.

Sharon afirmou:

– Esperar e rezar que este dia seja lembrado como o dia em que o processo de paz começou a andar de novo para se completar, na direção do objetivo da vida pacífica e da paz entre todas as pessoas no Oriente Médio.

Hora da paz

O líder palestino reafirmou que os dois lados têm o direito de existir e prometeu o fim de todos os ataques a alvos israelenses.

– É a hora da paz – afirmou Abbas.

Para Sharon, a ocasião significa uma guinada nas relações entre os dois lados.

O líder israelense prometeu encerrar as ações militares de Israel em resposta ao fim dos ataques palestinos, mas disse que deve haver cautela, pois militantes poderiam tentar sabotar o processo.
Sharon também prometeu libertar centenas de prisioneiros palestinos e, segundo um funcionário do governo israelense, teria convidado Abbas a visitar sua fazenda no sul de Israel.

Abbas disse que o acordo desta terça-feira é apenas o começo de um processo para resolver todas as questões pendentes.